PT / EN / ES           

Imagem1.png

SINCROKIT - Kit de sincronismo para colhedoras

 

 

O SINCRONISMO refere-se a um sistema de alimentação e transporte dos colmos de cana das colhedoras de mudas de cana-de-açúcar com objetivo de reduzir os danos mecânicos nos toletes e melhorar a qualidade da matéria-prima para o plantio mecanizado, um sistema de controle automático do sincronismo das velocidades dos rolos transportadores e dos rolos picadores com a velocidade de deslocamento da colhedora.

A falta de sincronismo entre a velocidade de colheita e dos rolos transportadores aumenta os danos nas gemas e toletes devido ao fluxo desuniforme de cana dentro da colhedora e ao contato em excesso dos rolos transportadores com a muda (maior número de impactos que o necessário para transportar os colmos desde o sistema de corte de base até os rolos picadores). Isto pode ser explicado pela diferença entre a velocidade de deslocamento da colhedora e velocidade periférica (ou tangencial) dos rolos. Esta diferença de velocidade resulta em problemas de alimentação no caso da velocidade dos rolos transportadores ser menor que a velocidade de deslocamento da colhedora ou em danos nas mudas, no caso da velocidade dos rolos transportadores estiver maior que de deslocamento da colhedora.

Sincro_logo.png
sincrvsnorm.png

Recentes ensaios conduzidos pelos autores do sincronismo mostraram que o sincronismo da velocidade periférica dos rolos transportadores com a velocidade da colheita reduziu o número de gemas danificadas conforme já era esperado. Surpreendentemente esta redução nos danos foi da ordem de 20% (confiabilidade estatística de 95%) se comparado ao sistema convencional utilizado em uma colhedora do estado da técnica onde as velocidades não são sincronizadas, evidenciando um grande avanço no estado da técnica.

 

GRAF1.png
GRAF2.png

Além da surpreendente redução da quantidade de gemas danificadas, obteve-se uma melhoria significativa na qualidade dos toletes, ou seja, toletes com até 13% (confiabilidade estatística de 95%) menos trincas, amassamentos ou perfurações que certamente serão menos susceptíveis ao ataque de agentes causadores de doenças e irão conferir melhores resultados na brotação e vigor do canavial. As observações de campo aliadas a estes experimentos permitem inferir que o controle do sincronismo, entre a velocidade dos rolos transportadores com a velocidade da colhedora, melhorou muito  a qualidade da muda.